Pages Navigation Menu

Cruzeiros de A à Z


Temporada 2013/14 fecha com 600 mil turistas

A temporada brasileira de Cruzeiros Marítimos 2013/2014 terminou no último mês de abril. De acordo com a CLIA ABREMAR BRASIL, os onze transatlânticos que percorreram a costa brasileira transportaram 596.532 passageiros, o que significa uma diminuição de 18,5% sobre o total da temporada anterior (2012/2013), que registrou 732 mil hóspedes transportados.

De acordo com Ricardo Amaral, presidente da CLIA ABREMAR, a demanda por cruzeiros continua alta, mas a tendência de fuga de navios dos mares brasileiros na temporada continuará por um tempo. “A queda da presença de navios no litoral brasileiro ocorre por causa dos altos custos de operação que temos por aqui, como os gastos das companhias com impostos, praticagem e combustível, por exemplo, que estão entre os maiores no mundo”, lamenta Ricardo.

MSC Opera

MSC Opera

Diante desse cenário, muitas empresas têm mandado seus navios para a Argentina e Austrália, onde os custos são menores e o verão coincide com o nosso.

Ao todo, na temporada 2013/2014, os 11 navios fizeram 230 viagens e visitaram 15 portos nacionais ao longo de cinco meses.

A CLIA ABREMAR BRASIL (CRUISE LINES INTERNATIONAL ASSOCIATION) foi fundada em 2006 com o intuito de representar as armadoras e operadoras de turismo marítimo no Brasil e atuar na interlocução com órgãos públicos e instituições privadas na defesa e promoção de um ambiente favorável para o setor, a Abremar passa a integrar, juntamente a outras nove associações de Cruzeiros Marítimos, a Cruise Lines International Association (CLIA), maior associação da indústria de cruzeiros do mundo, com representação na América do Norte, do Sul, Europa e Australásia, passando a se chamar CLIA Abremar Brasil.

MSC Armonia

MSC Armonia

A CLIA, que representa os interesses das empresas de cruzeiros, agentes de viagens, autoridades portuárias e de destinos, bem como parceiros de diferentes setores de negócios, também está envolvida na formação e no treinamento de agentes de viagens, no desenvolvimento de pesquisas, na comunicação e no marketing, para promover o valor e a conveniência dos cruzeiros de férias, possuindo como membros milhares de agências de turismo e agentes de viagens.

temporada 2013/2014


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *