Pages Navigation Menu

Cruzeiros de A à Z


Segurança nos cruzeiros. Treinamento a bordo de navios é obrigatório para todos.

Os navios seguem normas internacionais de segurança é é responsabilidade de todos, tripulantes e passageiros. A segurança nos cruzeiros é levada a sério e o treinamento a bordo é obrigatório.

Segurança nos cruzeiros

Pequenos atos podem tomar proporções de desastre, por isso é necessário obedecer as regras de segurança nos cruzeiros e respeitar as solicitações dos tripulantes.

Jogar um cigarro acesso no mar além de ser uma enorme falta de educação, pode causar um incêndio. O cigarro poderá retornar ao navio com o vento ou cair em um deck inferior.

Os tripulantes fazem exercícios de segurança em grupo semanalmente e individual durante todo o tempo. Eles são treinados e preparados para proceder com calma e sem pânico em caso de emergência.

Os passageiros também passam por um treinamento de segurança nos cruzeiros no primeiro ou segundo dia e a participação é obrigatória e controlada. Durante o treinamento dos passageiros todos os serviços do navio param, todos os tripulantes são envolvidos e assumem seus postos. O atendente da lojinha de perfumes pode ser o líder do seu grupo, sua camareira pode ficar indicando o caminho a seguir e assim por diante.

Existem algumas normas de segurança específicas que variam conforme a companhia, mas todas seguem um regulamento padrão que é ditado pela SOLAS – Safety of life at Sea “Salvaguarda da vida humana sobre o mar”.

Sinal de emergência

Sete apitos curtos e um longo

. . . . . . . _____

Sinal de Abandono do navio

Um apito longo

_______
*apenas o Comandante pode autorizar o abandono do navio.

Como proceder ao sinal de emergência

O sinal será dado pelo apito do navio e pelo sistema de auto falantes. Imediatamente retorne à sua cabine, vista uma roupa quente e calçado fechado (o navio é feito de aço e concreto no caso de incêndio se estiver descalço não conseguirá caminhar). Pegue também medicamentos de uso contínuo, se você for diabético, por exemplo. Coloque seu colete salva vidas e dirija-se a sua estação de emergência.

O colete salva vidas estará a disposição dentro da sua cabine e em quantidade suficiente. A sua estação de emergência estará identificada no seu colete e em um mapa de acesso atrás da porta da sua cabine. Caso não consiga retornar à cabine vá direto à estação de emergência, lá existem coletes salva-vidas extras. Em geral os coletes servem em todos, caso fique pequeno, solicite um extensor.

Sinalização da estação de segurança

Sinalização da estação de segurança – Muster Station

Ao chegar à sua estação de emergência, mantenha a calma e siga estritamente as instruções dos tripulantes. Existem barcos e balsas salva-vidas para todos, mas lembre-se que o melhor barco salva-vidas é o próprio navio.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *