Pages Navigation Menu

Cruzeiros de A à Z


Dicas para embarcar em navios no Brasil

Embarcar em navios no Brasil pode parecer um pouco confuso em um primeiro momento, mas é bastante simples e organizado. Vamos explicar passo a passo o que você deve fazer e dar algumas dicas para embarcar em navios no Brasil.

Dicas para embarcar em navios no Brasil

MSC Melody (Créditos: divulgação)

 

Dicas para embarcar em navios no Brasil

 

Como chegar ao porto

Nos empolgamos na hora de comprar a viagem de navio e às vezes esquecemos que o porto fica em uma cidade, muitas vezes distante, daquela em que moramos.

  1. Informe-se com a agência onde comprou o cruzeiro se oferecem algum tipo de transporte.
  2. Algumas operadoras de navios tem serviço de transfer que saem  de aeroportos e terminais rodoviários. Essa informação pode ser conseguida com a sua agência de viagens ou no site da empresa com a qual fará o cruzeiro.
  3. Em cidades próximas ao porto pode ser vantajoso ir de taxi. Você pode combinar direto com um motorista conhecido ou recorrer à empresas que prestam esse tipo de serviço.
  4. Ir de carro pode ser uma boa opção. Há portos com serviço de estacionamento e/ou estacionamentos alternativos na proximidade do porto com serviço de transfer.

Importante!

Fique atento ao custo benefício do serviço escolhido. O mais barato pode não ser a melhor opção. Vale uma busca no site Reclame Aqui para saber mais sobre a empresa que você escolheu

Como despachar a bagagem

Ao chegar ao porto procure imediatamente o local para realizar a entrega das bagagens. Preste atenção pois é comum ter mais de um cruzeiro partindo ao mesmo tempo. A bagagem deve estar devidamente identificada com uma etiqueta fornecida pela operadora. Fixada sempre na alça da mala.

Se receber uma senha

Alguns navio entregam uma senha quando você deixa a bagagem. Dirija-se ao local indicado para o embarque e aguarde a senha ser chamada para fazer o check-in.

senha de embarque MSC

Senha de embarque MSC

Se não receber senha

Dirija-se ao local do embarque e proceda com o check-in.

Dica

Prepare uma mala de mão com objetos pessoais, objetos de valor e uma muda de roupa (roupa de banho, por exemplo). Sua bagagem pode demorar um pouco para chegar à cabine e você não vai deixar de aproveitar a piscina, passar frio o calor.

 

Como fazer o check-in

Você irá entrar em uma fila conforme a senha recebida no momento de despachar a bagagem ou por ordem de chegada, dependendo do navio.

Neste momento deverá apresentar seu documentos (passaporte ou RG/RNE) e deixar um depósito para as despesas feitas no navio e receberá um cartão que será usado para pagar quase tudo dentro durante o cruzeiro (exceto bingo e cassino), além disso esse cartão será usado para identificar sua entrada e saída e abrir sua cabine. Certifique-se nesse momento se o seu turno escolhido para o jantar está marcado no cartão, quando for o caso.

Dica

Documentos sempre originais! Não é permitido o embarque com cópias. E você perde o cruzeiro, sem dó nem piedade! Inclusive as crianças! E não esqueça que em viagens ao exterior crianças só embarcam acompanhadas com o pai e a mãe. Na ausência de um dos dois é necessário uma autorização daquele que não for viajar.

 

Embarcando

Assim como em viagens de avião, antes de embarcar você passará por um detector de metais e sua bagagem de mão pelo raio-x. As exigências são um pouco menores do que em viagens aéreas, mas o básico continua valendo. Nada de armas e objetos cortantes.

Dica

Chegue cedo. Quanto mais cedo chegar mais tempo irá aproveitar dentro do navio. Dependendo do tamanho do navio do navio o processo todo até embarcar pode durar mais de duas horas (quanto maior, mais demorado)


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *